Pastoral

oracao-grabriel-taborin_100214

       

 

O projeto de Formação em valores do SAFA busca resgatar os valores humanos, cristãos e nazarenos, possibilitando aos estudantes, suas famílias, educadores e toda comunidade educativa a reflexão e a vivência de valores. Além de conduzir os estudantes à aquisição das competências e habilidades no âmbito do aprender a conhecer e aprender a fazer, o projeto aspira à formação nos valores, ou seja, se propõe a ajudar o estudante a aprender a ser.

O projeto de Formação em valores é parte integrante do Projeto Educativo do SAFA. É um autentico programa de valorização da vida, das diferenças e de combate a toda e qualquer manifestação de discriminação da pessoa.

Na rotina pedagógica, o SAFA reserva momentos para que estudantes e educadores reflitam e possam propor estratégias de intervenção que visem à melhoria das relações interpessoais numa dinâmica de adesão espontânea aos valores propostos.

Objetivos do Projeto

  • Proporcionar uma sólida formação integral aos estudantes, familiares e comunidade educativa;
  • Resgatar e fortalecer os valores humanos, cristãos e da espiritualidade Nazarena;
  • Trabalhar preventivamente a valorização da vida possibilitando um novo olhar no modo de ser e conviver no ambiente SAFA.

 

Em 2016 o Projeto de Formação em Valores priorizará a vivência dos seguintes valores

Mês Valor
JANEIRO PAZ
FEVEREIRO FRATERNIDADE
MARÇO RESPONSABILIDADE E HONESTIDADE
ABRIL PERDÃO
MAIO GENTILEZA
JUNHO SOLIDARIEDADE
JULHO AMIZADE
AGOSTO RESPEITO
SETEMBRO PERSEVERANÇA
OUTUBRO ALEGRIA
NOVEMBRO AMOR
DEZEMBRO HUMILDADE

 

O lançamento e as estratégias de vivencia serão mensais, com data prevista no calendário de atividades anual.

 

Valor de setembro: PERSEVERANÇA

A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Perseverar é conquistar seus objetivos, mantendo-se firme e fiel a seus ideias e propósitos. Perseverar é ter estabilidade, constância e tolerância naquilo que foi definido como meta. A perseverança é conhecida como o valor que estabelecem alguns seres humanos em sua atuação e que envolve a constância, a firmeza e a tenacidade em alcançar um propósito ou objetivo.

Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de gênios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, onipotentes. O slogan “não desista” já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana. (Calvin Coolidge). Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança a sua melhor amiga; da experiência, o seu conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança; o seu anjo da guarda. (Joseph Addison).

 

  • Dicas para ser uma pessoa perseverante:

 

  • Mantenha seu foco nas pequenas conquistas, não no erro.
  • Busque apoio nas pessoas.
  • Cresça em suas capacidades e explore novas perspectivas.
  • Cultive momentos de alegria e diversão.
  • Mantenha suas opções em aberto.
  • Cultive a fé.
  • Decida jamais desistir.
  • Mantenha o passo, mesmo que haja dúvidas.

 

  • Frase do Ir. Gabriel Taborin:

“Padeci esta humilhante prova com uma grande resignação, dizendo-me: se está obra for somente minha ela já nasceu morta, porém, se é obra de Deus, Ele saberá sustentá-la e fazer frente a tudo e a todos.”